Meningite Meningocócica tem vacinas! Achando o melhor lugar para aplicar vacinas. (4) A CLIESP realiza a vacinação contra a Meningite com as bactérias (meningococo) ACWY e B, conferindo uma proteção indiscutivelmente superior quando comparada com unidades de saúde que aplicam somente a vacina contra Meningococo C.
Meningite sempre é palavra que quando ouvida dá medo em qualquer um, desde o médico, especialmente os pediatras, até qualquer membro da comunidade em que ocorra, causando comoção sem igual, com toda razão, pelo seu impacto, pelo risco de morte e pela possibilidade de sequelas graves. Trata-se de doença que normalmente acontece em surtos. São notificados, no caso da doença meningocócica em média, por ano, 1,4 casos para cada 100.000 habitantes no país e a mortalidade é de 0,3 casos/100.000 habitantes. Isso significa cerca de 2800 casos e 600 mortes por ano. A meningite por meningococo B representa cerca de 20% dos casos, 560 casos e 120 mortes por ano.
Isso pode ser prevenido, meningite meningocócica tem vacina.
Contra a doença meningocócica, existem dois tipos de vacinas: as vacinas conjugadas (C e ACWY) e a vacina meningocócica B. As vacinas conjugadas contra meningite meningocócica apresentam elevada eficácia e conferem proteção prolongada.
Habitualmente na rede publica se faz a Vacina para Meningococo C, já na rede privada, como na CLIESP, se fazem as vacinas para as diversas cepas de meningococo como: A, C, W, Y e B.
Commentaires